Editorial - A imagem é tudo?

Por Portal Opinião Pública 07/08/2025 - 15:18 hs
Foto: Freepik.com / Reprodução

Procedimentos estéticos fazem parte da vida dos seres humanos, que sempre estão em busca de formas de melhorar a aparência perante seus semelhantes. Contudo, essa procura também pode causar enormes problemas.

É verdade que, em meio a uma sociedade que adota determinados padrões de beleza, excluindo ao invés de incluir e exaltar a diversidade, muitas pessoas se sintam inseguras com sua própria aparência. Porém, algumas delas acabam tomando um caminho extremo, ao assumirem riscos para “corrigirem” defeitos inexistentes ou imperceptíveis em seus corpos. Daí o crescimento na procura por procedimentos estéticos.

Na busca por exibir uma imagem perfeita, várias pessoas entram em um ciclo vicioso de intervenções que mais prejudicam do que ajudam e que, ao invés de acertar na beleza idealizada, resultam na perda da personalidade, em uma artificialidade da imagem ou, em casos extremos, na deformação ou em problemas de saúde que podem levar à morte.

Os procedimentos estéticos não devem ser vilanizados, pois quando utilizados com critérios e de acordo com a necessidade de cada indivíduo, são muito benéficos, ajudando na autoestima e na melhoria da saúde. O que não pode haver é uma corrida desenfreada por intervenções em busca de ideais inatingíveis, porque geralmente essa ação nunca acaba bem.